domingo, 17 de maio de 2009

Ler, ler, ler e ler

O Plano Nacional de Leitura visa os seguintes objectivos: Promover a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional Criar um ambiente social favorável à leitura Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura Enriquecer as competências dos actores sociais, desenvolvendo a acção de professores e de mediadores de leitura, formais e informais Consolidar e ampliar o papel da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura Atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação de literacia. Linhas de Estratégia Um Plano que assuma o desenvolvimento da leitura como uma prioridade política e um desígnio nacional deverá desdobrar-se em várias linhas estratégicas:Alargar e diversificar as acções promotoras de leitura em contexto escolar, na família e em outros contextos sociais Lançar programas de promoção da leitura para os diferentes sectores dos públicos-alvo Estimular nas crianças e nos jovens o prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola, designadamente nas salas de aula, nas bibliotecas e na família Criar oportunidades de leitura para as crianças, os jovens e os adultos que requerem meios especiais de leitura Reforçar a promoção da leitura em espaços convencionais de leitura, designadamente nas bibliotecas públicas Criar oportunidades de leitura e contacto com os livros em espaços não convencionais de leitura. Contribuir para criar um ambiente social favorável à leitura Disponibilizar informação, alargar o conhecimento e o debate públicos sobre as questões da leitura e da literacia Mobilizar a comunidade literária, a comunidade científica e os órgãos de comunicação para a questão da leitura e para os objectivos do Plano Reforçar a cooperação e a conjugação de esforços entre a escola, a família, as bibliotecas e outras organizações sociais Valorizar, tornar visível e apoiar o esforço de profissionais e instituições com intervenção na área da leitura Estabelecer parcerias e procurar desenvolver acções concertadas, mobilizando entidades públicas e privadas Assegurar formação e instrumentos de apoio Definir parâmetros para a formação de educadores, professores e mediadores de leitura, de acordo com os princípios do Plano Nacional de Leitura Facultar instrumentos, conteúdos e metodologias orientadores da formação de professores e mediadores de leitura Disponibilizar orientação e apoio directo e on-line a práticas promotoras de leitura na escola, na biblioteca escolar, na família, na biblioteca pública e noutros contextos culturais Mobilizar instituições de formação para ampliarem a oferta na área da leitura Coordenar e divulgar acções de formação para mediadores de leitura, organizadas por diferentes instituições. Inventariar e optimizar recursos e competências Inventariar, descrever e divulgar programas, iniciativas e experiências que têm contribuído para criar hábitos de leitura Ter em conta os resultados da experiência nacional e as experiências de outros países na organização de novas iniciativas Proporcionar às escolas livros e outros recursos de informação Recorrer às novas tecnologias de comunicação para promover o acesso ao livro, estimular a diversificação das actividades de leitura e a informação sobre livros e autores Angariar e optimizar financiamentos e co-financiamentos Criar e manter um sistema de informação e avaliação Inventariar e divulgar os resultados de investigação já realizada e as iniciativas bem-sucedidas, tanto em Portugal como noutros países Disponibilizar informação actualizada sobre literacia e hábitos de leitura dos portugueses Criar modelos de avaliação que permitam efectuar balanços de situação Criar instrumentos de avaliação utilizáveis em contexto escolar que permitam aos docentes dos vários níveis de escolaridade monitorizar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos seus alunos Avaliar políticas e acções a desenvolver no âmbito do Plano Nacional de Leitura

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