O Plano Nacional de Leitura visa os seguintes objectivos:
Promover a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional
Criar um ambiente social favorável à leitura
Inventariar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos
Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura
Enriquecer as competências dos actores sociais, desenvolvendo a acção de professores e de mediadores de leitura, formais e informais
Consolidar e ampliar o papel da Rede de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura
Atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação de literacia.
Linhas de Estratégia
Um Plano que assuma o desenvolvimento da leitura como uma prioridade política e um desígnio nacional deverá desdobrar-se em várias linhas estratégicas:Alargar e diversificar as acções promotoras de leitura em contexto escolar, na família e em outros contextos sociais
Lançar programas de promoção da leitura para os diferentes sectores dos públicos-alvo
Estimular nas crianças e nos jovens o prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola, designadamente nas salas de aula, nas bibliotecas e na família
Criar oportunidades de leitura para as crianças, os jovens e os adultos que requerem meios especiais de leitura
Reforçar a promoção da leitura em espaços convencionais de leitura, designadamente nas bibliotecas públicas
Criar oportunidades de leitura e contacto com os livros em espaços não convencionais de leitura.
Contribuir para criar um ambiente social favorável à leitura
Disponibilizar informação, alargar o conhecimento e o debate públicos sobre as questões da leitura e da literacia
Mobilizar a comunidade literária, a comunidade científica e os órgãos de comunicação para a questão da leitura e para os objectivos do Plano
Reforçar a cooperação e a conjugação de esforços entre a escola, a família, as bibliotecas e outras organizações sociais
Valorizar, tornar visível e apoiar o esforço de profissionais e instituições com intervenção na área da leitura
Estabelecer parcerias e procurar desenvolver acções concertadas, mobilizando entidades públicas e privadas
Assegurar formação e instrumentos de apoio
Definir parâmetros para a formação de educadores, professores e mediadores de leitura, de acordo com os princípios do Plano Nacional de Leitura
Facultar instrumentos, conteúdos e metodologias orientadores da formação de professores e mediadores de leitura
Disponibilizar orientação e apoio directo e on-line a práticas promotoras de leitura na escola, na biblioteca escolar, na família, na biblioteca pública e noutros contextos culturais
Mobilizar instituições de formação para ampliarem a oferta na área da leitura
Coordenar e divulgar acções de formação para mediadores de leitura, organizadas por diferentes instituições.
Inventariar e optimizar recursos e competências
Inventariar, descrever e divulgar programas, iniciativas e experiências que têm contribuído para criar hábitos de leitura
Ter em conta os resultados da experiência nacional e as experiências de outros países na organização de novas iniciativas
Proporcionar às escolas livros e outros recursos de informação
Recorrer às novas tecnologias de comunicação para promover o acesso ao livro, estimular a diversificação das actividades de leitura e a informação sobre livros e autores
Angariar e optimizar financiamentos e co-financiamentos
Criar e manter um sistema de informação e avaliação
Inventariar e divulgar os resultados de investigação já realizada e as iniciativas bem-sucedidas, tanto em Portugal como noutros países
Disponibilizar informação actualizada sobre literacia e hábitos de leitura dos portugueses
Criar modelos de avaliação que permitam efectuar balanços de situação
Criar instrumentos de avaliação utilizáveis em contexto escolar que permitam aos docentes dos vários níveis de escolaridade monitorizar o desenvolvimento da leitura e da escrita dos seus alunos
Avaliar políticas e acções a desenvolver no âmbito do Plano Nacional de Leitura
Sem comentários:
Enviar um comentário