terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cabaz de Natal

Informamos que efectuámos hoje o sorteio do nosso cabaz. O número sorteado foi o 425. O nosso agradecimento a todos que ajudaram a vender as rifas. A Direcção.

Noticia

Esta manhã houve um incidente , com um cabo de alta tensão que se partiu e caiu dentro do espaço da nossa Instituição, de imediato foram accionadas todas as medidas de prevenção. Prontamente vieram os Bombeiros, PSP e EDP, que rapidamente solucionaram avaria, estando o Caracol a funcionar em pleno. Apesar do aparato logo pela manhã, não houve danos materiais ou pessoais.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

sábado, 12 de dezembro de 2009

Festa de Natal

A nossa Festa de Natal é já no próximo sábado, dia 19 de Dezembro! Terá início às 14h30 no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Queluz. Contamos com a vossa presença!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Teatro: "A Birra do Pai Natal"

Na Sexta-feira fomos ao teatro e gostámos muito!

Um tema divertido que agradou a todas as crianças, não fosse o Pai Natal a figura mais querida nesta época natalícia! Ficámos muito preocupados por saber que a birra que o Pai Natal estava a fazer era porque queria ir de férias para Cancum! Mas e os brinquedos? Quem iria entregá-los? Depois de muito protestar o Pai Natal reconheceu que, sem ele, não havia Natal para as crianças e resolveu voltar ao trabalho!

Plano Semanal de Actividades - 07 a 11 de Dez. - Educadora Vitória

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/23756296/Plano-Semanal-7-a-11-de-Dez

domingo, 29 de novembro de 2009

Plano Semanal de Actividades - 30 de Nov. a 04 de Dez.- Educadora Sandra

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/23427073/Plano-Semanal-de-Actividades-30-de-Nov-a-4-de-Dez

A Birra do Pai Natal

Então e se de repente, quase em vésperas de Natal, o sempre amável e pontual Pai Natal, fizesse uma birra e se recusasse a fazer o seu trabalho?
Que é como quem diz, não entregasse os presentes?
Que seria dos meninos, dos pais dos meninos, dos irmãos, dos avós, dos tios, dos primos e dos amigos?
E que razões, poderiam levar o Pai Natal – que como se sabe é o melhor amigo das crianças – a tomar tal atitude?
Isso é o que ficaremos a saber nesta divertida história, onde afinal, para grande alívio e alegria de todos, tudo acabará bem. Ou não estivéssemos nós no Natal!

Na próxima sexta-feira, dia 4 de Dezembro vamos assiatir à peça de teatro "A Birra do Pai Natal" encenada pela companhia Teatro Camarim.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Visita ao Hospital

Ontem fomos ao Hospital dos Pequeninos e as crianças gostaram muito! Aderiram bem e mostraram-se muito à vontade com os profissionais de saúde que consultaram os seus bonecos. Todos os bonecos passaram pelas várias especialidades (triagem, análises, rx, cirurgia, sala de tratamentos, farmácia, dentista e nutricionismo) e voltaram sem nenhuma "doença", cheios de saúde!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Campanha de recolha de brinquedos

Com a aproximação da época natalícia multiplicam-se as campanhas de solidariedade. Assim, o Caracol quer contribuir para a felicidade de mais algumas crianças.
Contamos com a sua participação, sensibilizando o seu filho(a) para contribuir com brinquedos usados (em boas condições) ou novos, que serão doados às crianças do IPO de Lisboa.
Entregue os brinquedos até ao dia 19 de Dezembro, dia da nossa Festa de Natal.
Contamos consigo!

Hospital dos Pequeninos

Na próxima terça-feira, dia 24, vamos ao Hospital dos Pequeninos. Este é um projecto que tem como intuito diminuir a ansiedade das crianças face à presença de um profissional de saúde. Neste espaço simula-se um Hospital onde são consultados os doentes, que são os bonecos trazidos pelas crianças.
Clique na imagem

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Magalhães

A Creche adquiriu 2 portáteis Magalhães para as salas do Pré Escolar, com a ajuda financeira da Junta de Freguesia e a disponibilidade sempre pronta do nosso Director da área pedagógica, que se disponibilizou para ir no dia 22 de Outubro à Worten para o lançamento da nova série do Magalhães que já vem com o novo Windows 7. Assim as crianças do Pré Escolar juntamente com as educadoras já poderão usufruir desta nova tecnologia.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia 16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

A Nova Roda dos Alimentos - Um guia para a escolha alimentar diária! Coma bem, viva melhor! http://multimedia.iol.pt/backoffice/oratvi/multimedia/doc/id/12534678/9

Plano Semanal de Actividades - 12 a 16 de Out. - Educadora Vitória

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/20962911/Plano-Semanal-12-a-16-de-Outubro-V

Plano Semanal de Actividades - 12 a 16 de Out. - Educadora Raquel

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/20960656/Plano-Semanal-de-Actividades-12-a-16-de-Outubro

Plano Semanal de Actividades - 12 a 16 de Out.- Educadora Sandra

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/21008019/Plano-sem-12-a-16-de-out

Ementas de 12 a 16 Outubro

clique aqui http://www.scribd.com/doc/20939157/12-semana

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Para aqueles "Pais" que andam ocupados - A importância de saber chegar a casa

Fernanda Pereira, in Boletim de Julho da Acreditar
«Mário Cordeiro, pediatra, disse numa conferência organizada pelo Departamento de Assuntos Sociais e Culturais da Câmara Municipal de Oeiras, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos. Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar, largar a pasta e o telemóvel e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar.Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras.Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida.Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção.Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o telemóvel tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma.Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor. »

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Plano Semanal de Actividades- 28 de Set. a 02 de Out. - Educadora Vitória

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/20327059/Plano-Semanal-28-Set-a-2-Out

Ementa de 28/9 a 2/10

Clique Aqui http://www.scribd.com/doc/20325779/Semana-de-28-Setembro-a-2-de-Outubro

Plano Semanal de Actividades- 28 de Set. a 02 de Out. - Educadora Raquel

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/20324300/Plano-Semanal-de-Actividades-28-de-Setembro-a-02-de-0utubro

Plano Semanal de Actividades 28 de Set. a 02 de Out. - Educadora Sandra

Clique aqui: http://www.scribd.com/doc/20322671/Plano-sem-28-a-2-de-out

Projecto Pedagógico 2009/2010

As Educadoras: Raquel Bandeiras, Sandra Aires e Vitória Marques Elaboraram o Projecto Pedagógico para o ano 2009/2010 Clicar aqui http://www.scribd.com/doc/20293680/projecto-pedagogico

Vamos cantar para não apanhar a Gripe A

Cantar em casa com os pequenos clicar aqui http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=lavoasminhasmaos

Gripe A - Trabalho de Campo com as Nossa Crianças

Actividades a realizar com as crianças Sugestão I 1. Leitura na sala de aula do livros digital. 2. Diálogo para assegurar que todos compreenderam bem as mensagens. 3. Memorização do texto e da música do livro para cantar em coro. 4. Distribuição de lenços de papel. 5. Execução das sugestões dramatizando com mímica: espirrar e tossir para lenço de papel e deitá-lo fora, lavar as mãos com todo o cuidado, desinfectar, não comer comida de outros, não levar as mãos aos olhos, boca e nariz, etc. 6. Realização eventual de trabalhos individuais ou de grupos a ilustrar as atitudes correctas para evitar a Gripe A. Sugestão II 1. Leitura na sala de aula do livro digital "O Nuno escapa à Gripe A" 2. Diálogo para assegurar que todos compreenderam bem as mensagens.Elaboração de lista de cuidados (em ilustração ou com texto)

Máscaras de protecção - Gripe A

Como fazer? clicar aqui http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/B3D4D2D8-C4C8-4DC0-B538-343264B93C57/0/i011252.pdf

Grávidas e amamentação - Gripe A

O que devem saber http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/E2FE0A1C-91AD-45C4-B5EC-7DD28E8FCDD2/0/Gravidasemulheresamamentar.pdf

Ler e Ouvir - Gripe A

Visa melhorar a informação das nossas crianças, das suas famílias e das suas comunidades sobre as formas de prevenir a Gripe A Clicar aqui (para ouvir) http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea

Gripe A - Plano Contigência do "Caracol"

As actividades previstas propõem a adopção de comportamentos inteligentes, que dificultem a transmissão do vírus, através de medidas de protecção da saúde individual e da saúde da comunidade, com o reforço da importância da lavagem frequente das mãos e da protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, por forma a diminuir e atrasar o mais possível a propagação do vírus. A sustentabilidade do Plano decorrerá da sua adaptabilidade às diferentes fases da Pandemia. Clicar aqui http://www.scribd.com/doc/20292420/Gripe-a-Plano-cia

domingo, 27 de setembro de 2009

O reconhecimento começa "aqui"

O sector solidário precisa de um “reconhecimento” elucidativo e “um aval ao trabalho que fazem, ao que representam e aos valores que promovem”. Este reconhecimento será benéfico para clarificar que acções sociais pertencem ao Estado ou às IPSS. O apelo é feito pelo Pe. Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS que reconhece que algumas acções solidárias são confundidas como provenientes do Estado. “Algumas pessoas pensam que iniciativas lucrativas são IPSS e não são, e que algumas iniciativas do Estado são IPSS e não são”. O Presidente da CNIS acredita que quanto mais conhecidas e reconhecidas forem as IPSS, maior clarificação poderá haver. “Esta situação não beneficia ninguém, mas também não favorece”, indica. As instituições particulares de solidariedade social e a sua actividade são actualmente de domínio público. “Percebo nos programas eleitorais das forças políticas que todos reconhecem a importância das IPSS e a necessidade de contratualizar com este sector solidário”, avança o Pe. Lino Maia, pedindo, no entanto, um “maior reconhecimento. “Em todas as aldeias e pequenas localidades existe uma instituição de apoio a crianças, a jovens ou a idosos, apostando no desenvolvimento local”, acções que, sublinha o Presidente da CNIS, “devem ser valorizadas”. Precisamente para criar um “espírito de corpo” e “valorizar as acções solidárias”, decorreu no passado Sábado a terceira edição da Festa da Solidariedade. Mais de 3 mil pessoas compareceram na Feira de São Mateus, em Viseu, cidade anfitriã da Festa e da Chama da Solidariedade, que deixou Barcelos e percorreu as localidades até ao palco da Festa de 2009. No percurso da Chama da Solidariedade, a localidade de Tarouca, decidiu proclamar o dia 19 de Setembro como o dia da Solidariedade. A Festa da Solidariedade deu um “sinal de vitalidade” mas foi, simultaneamente, “um forte apelo para que se promovam mais iniciativas de voluntariado e de solidariedade e também para que haja mais apoio para as actuais iniciativas”. O Pe. Lino Maia aponta que, em especial, neste momento na sociedade portuguesa valoriza-se e divulga-se o que é mau. “Estas instituições são uma pedrada no charco e mostram que os valores devem ser proclamados e defendidos”, ajudando a construir “um processo educativo para criar uma comunidade melhor”. Castelo Branco é a cidade que acolhe a 4ª edição da Festa da Solidariedade, em 2010. A itinerância da Festa quer mostrar, no próximo ano, que “a solidariedade não se pratica apenas no litoral e nas periferias das grandes cidades, mas que no interior há manifestações de solidariedade espantosas que devem também ser valorizadas”.

Tudo faremos para contribuir - Erradicação da Pobreza

Começa hoje a contagem decrescente para 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O “Levanta-te e Actua” é uma iniciativa global que entre 16 e 18 de Outubro apela a todos para que se levantem, exigindo que os seus governos cumpram com as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015. Em 2008, mais de 116 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se, quebrando o recorde mundial reconhecido pelo Guiness. Portugal contribuiu com mais de 93 mil vozes nesta iniciativa. À semelhança do ano passado, espera-se que 2008 volte a ser um grande momento de mobilização a nível nacional acreditando que, juntos, alcançaremos pelo menos os 100 mil participantes. Estão a ser programadas diversas acções de norte a sul do país, como forma simbólica de luta e protesto: concertos musicais, actividades desportivas, performances teatrais, dança, tertúlias, entre muitas outras acções. Lançamos o convite para que todas as portuguesas e portugueses actuem, participando. Diariamente morrem 50 mil pessoas de pobreza extrema. A desigualdade entre os ricos e pobres não pára de aumentar. Aproximadamente metade da população mundial vive em situação de pobreza.

A Festa da Solidariedade já chegou - À descoberta das tradições

A Chama da Solidariedade é uma iniciativa da CNIS, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, que tem como objectivo, através das UDIPS nela filiadas, o envolvimento das Instituições, dos seus utentes, dos seus colaboradores e da população em geral, na promoção da Festa da Solidariedade. Com a apresentação do Projecto Pedagógico do "Caracol", ficou claro que com o tema escolhido "À descoberta das tradições", vamos todos reflectir valores morais e cívicos. Solidariedade e Igualdade de oportunidades, fraternidade e cooperação. O respeito pelo outro, quer na sua cultura, quer na cultura da responsabilidade da pessoa humana e do bem estar comum.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pontapé de Saída

Vamos continuar com o Blog de todos! Quem contribui para o mesmo gosta de receber feedback, pois, só com os comentários de todos é que se pode fazer mais e melhor. Esta ausência foi sentida por alguns, aos quais pede-se compreensão. Vale a pena recordar a frase - "Só damos valor às coisas quando as perdemos". Tudo iremos fazer para melhor comunicar e informar.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Hoje as crianças são verdadeiros sujeitos

Os últimos dez anos ficaram marcados por "alterações legislativas profundas" em matéria de direitos das crianças, hoje consideradas "verdadeiros sujeitos", sustentam as autoras do "Guia dos Direitos da Criança", apresentado na Assembleia da República. As juristas Ana Perdigão e Ana Sotto-Mayor Pinto, ambas funcionárias do Departamento Jurídico do Instituto de Apoio à Criança (IAC), que edita a terceira edição do guia, explicam que, desde a publicação da segunda edição, há dez anos, a criança passou "de propriedade dos pais a verdadeiro sujeito de direitos", passou a "participar nas decisões que têm a ver com a sua própria vida" e a ter "direito à decisão". "Há um novo direito de menores", tendo-se registado uma "evolução na legislação", com um "grande número de diplomas legais", tanto em matéria de lei penal, como relativa à adopção, aos jovens e crianças em risco ou à lei tutelar educativa.
O Guia dos Direitos da Criança, dirigido a pais, educadores e todos os profissionais que possam vir a lidar com casos de crianças (magistrados, advogados, técnicos de serviços sociais), tem como principal objectivo "compilar toda a legislação" relativa a crianças e "explicar as leis, através de uma linguagem simples e prática", dizem as autoras. O guia dá primazia às leis nacionais, mas não só, realçam. "Quando há directivas [europeias], citamo-las, assim como à legislação internacional" ratificada por Portugal, nomeadamente a Convenção sobre os Direitos da Criança. A abrir cada capítulo, há "histórias reais" com nomes fictícios, crianças violentadas e abusadas que passaram pelas mãos de Ana Perdigão e Ana Sotto-Mayor Pinto no IAC. "Na prática, muitas situações destas continuam a acontecer", alertam. Nesse sentido, a atenção mediática dada aos casos que envolvem crianças é, em princípio, positiva, porque "chama a atenção para a realidade", consideram. Porém, é preciso "respeitar a privacidade" e "o direito à imagem" das crianças.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Plano Semanal Actividades 29/6 a 03/7 Edc Raquel

http://www.scribd.com/doc/17049183/semana29dejunhoa03dejulhoEdRaquel

Plano Semanal Actividades 29/6 a 03/7 Edc Sandra

http://www.scribd.com/doc/17049092/p-Semanal-29-a-3-Edc-Sandra

Gripe A (H1N1) - Continuação

Como se pode proteger a si e aos outros? Como lavar as mãos? Respostas neste link http://www.scribd.com/doc/17048749/MedidasProteccaoIndividual

Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)

A Direcção da Instituição chama a atenção para posturas e práticas a desenvolver perante a Gripe A, sem querer ser alarmista e apenas num quadro pedagógico. Contribuindo de igual modo para a literacia no âmbito da saúde pública.
8 Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)
1 - Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.
2 - Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.
3 - Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.
4 - Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.
5 - Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.
6 - Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.
7 - Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.
8 - Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A ESCRITA ANTES DE SE SABER ESCREVER

“O meu filho quer saber o nome das letras. Será que pode aprender a escrever antes de entrar na Escola?”Nos dias de hoje, as crianças são confrontadas diariamente com a linguagem escrita: porque vêem os pais escrever, porque ela existe nos rótulos de leite ou dos cereais, nas instruções dos brinquedos, nos nomes das ruas ou nas paragens de autocarro, no Jardim de Infância.Naturalmente curiosas, querem saber o que é, o que está escrito, que letras são aquelas.A escrita, enquanto actividade cognitiva e social, é de extrema complexidade, pelo que é fundamental, antes do ensino formal, que as crianças se apropriem da funcionalidade da escrita.Tornar explícitas as actividades do quotidiano como actividades de escrita ajuda a criança a descobrir para que serve, então, ler e escrever. Por exemplo, fazer a lista de compras do supermercado para nos lembrarmos de tudo o que precisamos, escrever a carta ao Pai Natal, ditada pela criança, ou escrever a história que inventámos em conjunto, para mais tarde lermos na hora de deitar.Em conjunto com outras actividades, como a leitura de histórias ou a leitura de rimas e lengalengas, por exemplo, a criança descobre que o que dizemos pode ser escrito; para nós e para os outros. Escrevemos para nos lembrarmos de algo, para comunicar com alguém que está distante ou para transmitir informações sobre algum assunto.Através destas experiências, a criança atribui um significado às actividades de escrita, construindo o seu projecto pessoal de leitor/escritor (Rogovas-Chauveau, 1993, cit. em Alves Martins e Niza, 1998).Fortalecendo laços afectivos positivos e sem ensinarmos os nossos filhos a escrever, estamos, em conjunto com o Jardim de Infância, a criar condições para que a aprendizagem formal da Escrita e da Leitura se processe com maiores probabilidades de sucesso!

A IMAGINAÇÃO

A IMAGINAÇÃO: UMA PORTA PARA A SABEDORIA INTERIOR Todas as crianças apresentam na sua generalidade uma imaginação fértil, recheada de fantasias iluminadas por um espectro de cores, sentimentos e ideias que embelezam os seus mundos do “faz-de-conta”. Nesse mundo não há limites, toda a criança é livre e ninguém lhe diz o que fazer, sendo por vezes aí que se encontram a esperança e a criatividade que permitem equilibrar o esgotante fardo que a consciência tem durante o seu dia-a-dia, onde se esforça por cumprir horários, regras, exercícios de análise, memorização e lógica, de forma a agradar aos pedidos dos adultos que com a mais pura das intenções, lhes ensinam o que é melhor para eles. Neste mundo virado para os princípios do progresso e do sucesso, não parece haver lugar para aqueles que andam com a “cabeça-na-lua”, mas há-de ainda de chegar o dia em que a Escola vai abraçar disciplinas que estimulem o hemisfério direito do cérebro, ou seja, aquele que está mais activo durante o sonho, a meditação ou os momentos de contemplação, sendo por sua parte considerado como o lado sensível, emocional, intuitivo e criativo da massa encefálica. Enquanto esse dia não chega e o mundo continua a ser regido por valores tecnocratas e individualizantes, resta-nos, como cidadãos preocupados com o futuro da humanidade, sensibilizar as pessoas para a importância que as fantasias e as imaginações possuem no acesso às realidades interiores da criança assim como na estruturação e crescimento da personalidade, desde que, obviamente, sejam correctamente integradas na relação com o mundo. De facto, já no tempo da antiga Grécia se utilizavam os sonhos nos templos de cura como instrumentos principais, onde cada pessoa seria visitada pelo Deus Eusclápio que lhes iria entregar uma mensagem e, mais recentemente, o falecido psiquiatra suíço Carl Jung afirmou que a imaginação é a porta de acesso para um mundo e uma sabedoria interior, onde se encontram insights profundos sobre a essência do nosso próprio SELF. Foi também este psiquiatra que aludiu o mundo para o facto do nosso inconsciente conter também uma parte sã, criativa e até divina, não sendo só um caldeirão borbulhante de instintos, traumas e conflitos, à boa moda Freudiana. Assim, qualquer ser humano a partir do momento em que desenvolve minimamente a sua auto-consciência, consegue aprender a escutar esta sábia voz interior e acima de tudo, a começar a aplicá-la no seu quotidiano. Com este pequeno passo, cada ser apercebe-se de que pode influenciar e cooperar com esta sabedoria de vida interior, à qual a consciência da criança é inegavelmente mais aberta e sensível do que a dum adulto. Porque estar com a “cabeça-na-lua” não é estar em lugar algum mas sim num outro lugar, valerá então a pena dar um pouco mais de valor a esse lugar e explorar com a criança o que aí se pode encontrar.

PERTURBAÇÃO DE DÉFICE DE ATENÇÃO E HIPERACTIVIDADE

Foi em 1845 que Heinrich Hoffman, médico que se dedicava à escrita de livros de medicina e psiquiatria, se decidiu a escrever também para crianças, dado que na época não encontrava histórias infantis para ler ao seu filho de três anos. O resultado foi um livro de poemas ilustrado, sobre crianças e as suas características. A história do Filipe Imparável (traduzido do inglês Fidgety Philip) era uma descrição precisa de um rapazinho com Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade (PDAH). Foi o primeiro registo detalhado de que há conhecimento. Contudo, foi só em 1902 que Sir George F. Still publicou uma série de palestras para o Royal College of Physicians, em Inglaterra, nas quais descrevia um grupo de crianças impulsivas, com problemas comportamentais significativos, causados por uma disfunção de origem genética e que não era explicada por factores ambientais (por exemplo, os modelos familiares, as concepções educativas, entre outros). Desde então, a investigação não tem parado e têm sido escritas centenas de artigos científicos sobre a natureza, causas, curso, défices e tratamentos desta perturbação. Actualmente, considera-se que a PDAH é uma perturbação neurológica causada por uma deficiência num sistema de neurotransmissão que envolve a norepinefrina e os seus precursores, dopa e dopamina, em circuitos cerebrais específicos. Dependendo das áreas que estes circuitos envolvem, o indivíduo pode ser hiperactivo, desatento ou impulsivo. A hiperactividade está relacionada com o não ser capaz de estar quieto, ou o que vulgarmente entendemos por "ter bichinho carpinteiro". A distracção e desatenção podem ser motivada por sons do meio ambiente (para a maior parte das crianças, irrelevantes), por vários estímulos visuais distrativos ou pelos seus próprios pensamentos. A impulsividade pode envolver o falar antes de pensar e o interromper ou solicitar constantemente, situações que, no fundo, implicam sempre o agir antes de pensar, antes de avaliar as consequências dos seus actos. Mas existe um problema que tem sido amplamente debatido relativamente à PDAH e que, muitas vezes, ainda divide a opinião dos técnicos que lidam com esta problemática: é o facto de haver várias razões para este perfil de comportamento, principalmente a ansiedade e a depressão e, por isso, o diagnóstico não é fácil. Não há testes formais e o que tem mais peso é a história clínica da criança, isto é, a PDAH está presente desde o nascimento e não desde a entrada para a escola, ou desde o 5º ano... Além disso, a PDAH manifesta-se nos vários contextos da criança e não apenas quando está com o pai e a mãe, ou só na escola, ou só enquanto faz os tpc's... É sempre necessário ter a capacidade de perceber a criança como um todo, os seus contextos de vida e perceber que é uma situação pervasiva, que invade toda a vida da criança. O que é um facto é que esta perturbação torna a aprendizagem da criança mais difícil porque este nível intenso de actividade, de desatenção e de impulsividade a impede de efectuar a recepção e o processamento da informação, do conteúdo a ser trabalhado nos vários contextos em que a criança se movimenta. Estas crianças não aprendem da mesma maneira que as demais e necessitam, por isso, de estratégias de intervenção que lhes permitam compreender a sua própria forma de funcionar e de realizar as aprendizagens, com as capacidades que têm. Só no seio de uma equipa multidisciplinar, com a articulação de vários técnicos (médicos, professores, professores de educação especial), com a Família e a própria criança, é que se pode minimizar os efeitos desta perturbação.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dia do Amigo do Caracol

Dia 26 de Junho - Último dia de praia dos "Caracolinhos"

Fica entre o São João e o São Pedro e com motivos para celebração ...

Este ano vamos festejar, mais uma vez, com a grandiosidade que "O Caracol" nos merece.

A sustentabilidade destes momentos passa pela comunidade participar activamente.

Uma das fontes daquilo que somos está nos costumes, estes mudam com o tempo, sendo este último reflexo de mudanças que se esperam sempre para melhor.

Só agindo, só fazendo, só tentando é que podemos alcançar - Vamos todos celebrar o dia do Amigo do Caracol.

Noite de 23 para 24 de Junho - São João

E, na noite de 23 para 24 de Junho, não há portuense que fique em casa. Nas ruas, os foliões passeiam o alho-porro, os martelos de plástico, compram manjerico e comem sardinha assada. E é este espírito folião do povo que enche Junho no Porto.
São João é o santo que mais se festeja na Europa. São João era primo de Jesus e ganhou o nome de "baptista" porque baptizava as pessoas no rio Jordão, derramando-lhes água sobre as cabeças. Grande crítico da política romana era adorado pelo povo e odiado pelo Rei Herodes, que o mandou decapitar, a pedido da sua enteada, Salomé. O dia 24 de Junho foi consagrado a S. João pois crê-se que ele nasceu nesta data. Apesar de ser o padroeiro de muitas terras, na noite de São João, a cidade do Porto é a que mais festeja! Protector dos casados e dos enfermos, São João também é casamenteiro e, pela sua vida retirada, é ainda patrono dos monges. A comemoração do seu nascimento é das mais ricas do calendário litúrgico, sendo o santo mais festejado no Brasil, onde se dá o nome de “festas juninas” à celebração dos três santos. A dedicação popular a São João é que nem sempre foi do agrado da Igreja, visto ser demasiado alegre para um santo que viveu tão afastado das coisas do mundo. Segundo os registos do Cancioneiro Português, dos três santos: Santo António, S. João e S. Pedro, São João é o santo menos confiável, por causa da fama de sedutor. "São João fora bom santo
se não fora tão gaiato
levava as moças para a fonte
iam três e vinham quatro."

Em 26 de Junho de 1945

Surge a ONU em 26 de Junho de 1945, representantes de 50 países assinaram a Carta de São Francisco. Apoiada na tradição idealista norte-americana e com a tese de manter a segurança coletiva e a paz mundial, a Carta propunha a criação da Organização das Nações Unidas. Em 24 de outubro de 1945, a ONU passou a existir oficialmente.

Agir - O que fazer quando algum conhecido usa drogas?

O que são drogas?As drogas são substâncias que alteram a maneira como as pessoas se sentem, pensam e se comportam.Qual a diferença entre remédios e drogas?As pessoas tomam remédios quando estão doentes. Os remédios são legais e devem ser usados com acompanhamento médico. As pessoas drogam-se por vários motivos. Algumas usam para fugir aos problemas, para fugir ao tédio, para se divertir ou mesmo por causa da pressão dos colegas. Às vezes usam drogas para se rebelar contra alguma coisa e acreditam que é uma forma de chamar atenção. As drogas são ilegais, o que significa que a sua utilização pode gerar problemas com a polícia.Como são as drogas?As drogas aparecem em diversas formas: comprimidos, pó, plantas, líquidos, óleos ou mesmo bebidas.Como são as drogas consumidas?De maneiras diferentes. As drogas podem ser fumadas como cigarros (haxixe, por exemplo), aspiradas pelo nariz (como a cocaína), injectadas por uma seringa (heroína), tomadas como comprimidos e, às vezes, misturadas em bebidas alcoólicas (anfetaminas e ecstasy).As drogas são perigosas?As drogas podem ser muito perigosas porque as pessoas reagem de formas diferentes a elas. Uma pessoa pode usar algum tipo de droga e ficar bem, enquanto outra pode ficar muito mal. Além disso, se as pessoas usarem regularmente as drogas tornam-se dependentes, ou seja, têm uma necessidade constante de recorrer a elas para se sentirem bem.O que as drogas podem fazer ao teu corpo?O efeito de uma droga é diferente de outra. Ao consumir haxixe as pessoas ficam mais relaxadas; as anfetaminas e o ecstasy dão energia; a cocaína dá a sensação de felicidade. Ainda que numa fase inicial o efeito possa ser agradável, os efeitos dessas substâncias não duram muito tempo. Algumas horas depois do uso de drogas, muitas pessoas começam a sentir-se deprimidas, solitárias e extremamente indispostas.O que fazer quando algum conhecido usa drogas?Conta a um adulto em que confies, como os teus pais, os teus professores ou outra pessoa.

26 de Junho - Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Em 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu declarar o dia 26 de Junho como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. As pessoas têm que compreender que as drogas são ilegais porque são um problema; não são um problema por serem ilegais.(...) Os efeitos nocivos do consumo de drogas não afectam apenas os indivíduos que as consomem, mas também outras pessoas.Quando produzem os seus efeitos devastadores, (as drogas) não respeitam limites de classe social, raça ou ocupação, nem limites geográficos.Consumir ou não drogas é uma questão de opção (...). Armemos as pessoas da informação de que necessitam para dizer não à droga ! (...) (Retirado das mensagens do antigo Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, por ocasião do dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.)

Para os pequenos mais resistentes...e com este calor!

Com alguma paciência e explicando o porquê. Clicar aqui http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=banhoeduche

Ementa 22 a 26 de Junho

http://www.scribd.com/doc/16660435/Ementa22a26Junho

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vamos ajudar o Gui - O Caracol está contigo

O Gui é um menino de 7 anos que sonha com bicicletas, skates e patins. Infelizmente ainda não é capaz de os poder usar. Nasceu prematuro e devido a complicações desenvolveu uma coisa chamada paralisia cerebral. No entanto ele não deixou de sonhar com bicicletas, skates e patins. E eu também não. Assim como a mãe, avós, tios e amigos do Gui. Todos procurámos seguir o nosso sonho, apesar dos médicos nos dizerem que não iriam passar disso. Essa procura levou-nos até Cuba, onde um médico nos disse “és possible, pero necesita una cirugía”. Feitas as contas a coisa rondará os 35.000€, quantia que toda esta gente junta que tem o mesmo sonho que o Gui não tem. No entanto continuam todos a sonhar que é possível realizar este pequeno sonho se toda a gente der uma mãozinha. Assim, muitas pessoas têm vindo a partilhar o sonho do Gui, e vão ajudando conforme podem: ou através de contribuição monetária directa, ou através da organização de eventos com o objectivo de angariar fundos, ou até com ideias ou contactos de pessoas ou entidades que possam ajudar. Gostaríamos muito que o vosso sonho fizesse parte do nosso. Participe nos eventos Com 1,00 (um euro) por associado e amigos do Caracol podemos contribuir um pouquinho para este menino poder andar! Vamos todos andar com o Gui.

Vamos às compras "Livros, livros e mais livros"

FEIRA DO LIVRO E DO ARTESANATO DE SINTRA Terminada a Feira do Livro de Lisboa, surge uma segunda oportunidade de comprar livros a um preço mais acessível. De 19 a 29 de Junho, o Parque Felício Loureiro, em Queluz, mesmo às portas da capital, acolhe esta feira onde vão marcar presença várias editoras, artesãos do concelho e muita animação, à tarde e à noite, com concertos de música. Nesta feira os visitantes têm a possibilidade de assistir, ao vivo, ao trabalho de diversos artesãos do Concelho e de comprar os mais variados produtos artesanais, bem como de contactar com um variado número de Editoras e Livreiros. A animação musical é uma constante, designadamente, a actuação de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos de música popular, grupos corais e de baile. Nesta feira não vão faltar, ainda, os habituais espaços gastronómicos. A Feira do Livro e do Artesanato de Queluz vai decorrer de segunda a quinta-feira, das 17H00 às 23H00; sexta-feira das 17H00 às 24H00; sábado das 15H00 às 24H00; e domingo e feriados das 15h00 às 23h00. PROGRAMA: 19 de Junho 16h00 - Actuação de grupo musical (a definir) 20 de Junho 16h00 - Banda da Sociedade Filarmónica de Mira Sintra22h00 - Actuação de grupo musical (a definir) 21 de Junho 16h00 – Rancho Folclórico e Etnográfico e Saloio do MTBA22h00 - Grupo de Música Popular Sons da Terra 22 de Junho 22h00 - Grupo Coral Cantares do Monte 23 de Junho 22h00 - Grupo Coral da Casa do Concelho de Resende 24 de Junho 22h00 - Grupo Coral Canta Cabriz 25 de Junho22h00 - Grupo Coral e Instrumental da Liga dos Amigos de Queluz – LAQuitos 26 de Junho22h00 - Actuação de grupo musical (a definir) 27 de Junho 16h00 - Banda da Sociedade Filarmónica Os Aliados22h00 - Actuação de grupo musical (a definir) 28 de Junho 16h00 - Grupo Folclórico “As Florinhas do Alto Minho”22h00 - Actuação de grupo musical (a definir) 29 de Junho 16h00 - Banda Filarmónica de São Bento de Massamá – FilarmóniArtes22h00 – Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense

terça-feira, 26 de maio de 2009

Um pouco de história

Fundação de Portugal Antes de se tornar um país independente, Portugal era um pequeno território no norte da Península Ibérica e pertencia ao reino de Leão. Chamava-se Condado Portucalense. O Condado Portucalense era uma parcela de terra que ia do rio Minho ao rio Douro. Foi entregue a um nobre francês, de nome Conde D. Henrique de Borgonha, como recompensa de ter ajudado o rei de Leão na "Reconquista Cristã", ou seja, a reconquistar território aos mouros. O seu senhor (o conde) tinha alguma autonomia e liberdade de movimentos apesar de continuar a prestar vassalagem ao seu rei. O problema é que muitos dos senhores dos condados queriam ter mais autonomia e, talvez, até tornarem-se reis. Assim, o Conde D. Henrique tentou tudo para conseguir maior autonomia para o seu território, apoiado por outros nobres. Mas, em 1112, D. Henrique morreu: será que o seu esforço de tornar o reino independente morria consigo? Felizmente, o seu filho Afonso Henriques (o futuro primeiro rei de Portugal) não queria deixar este sonho morrer e decidiu prosseguir com a política do pai. Apesar de D. Afonso ser muito corajoso, a tarefa de tornar o condado independente foi muito complicada. Era necessário combater o rei de Leão, a norte, para ficar com o território independente. Era necessário alargar o condado para sul contra os muçulmanos - prosseguir a Reconquista. E era preciso arranjar maneira que o futuro reino de Portugal fosse reconhecido pelos outros reinos, principalmente pelo Papa. É que, no século XI, o Papa era mais importante que os reis e todos respeitavam as suas decisões e opiniões. E foi esta a política de D. Afonso Henriques para fundar o reino de Portugal! O nosso País teve um nascimento complicado... D. Afonso Henriques tinha, então, entre outras, três tarefas principais a cumprir para atingir os seus objectivos. E ele procedeu deste modo: Batalha de S. Mamede 1. Para combater o rei de Leão reuniu em torno de si os nobres portucalenses, também eles desejosos de independência. D. Afonso travou várias batalhas contra os exércitos leoneses. Isso fez com que, finalmente, em 1143, no tratado de Zamora, o rei de Leão reconhecesse Afonso Henriques como rei de Portugal. Foi uma importante vitória. Na luta contra os muçulmanos, a sul, as coisas também não foram fáceis. O avanço era muito lento e difícil porque o inimigo era muito forte. Mas, em 1139, conseguiu uma vitória muito importante na batalha de Ourique, onde todas as possibilidades de ganhar estavam do lado dos mouros. A partir daí D. Afonso Henriques passou a intitular-se "rei de Portugal"? Entretanto, as suas conquistas foram prosseguindo e o território foi-se formando e crescendo. E como se conseguiu o reconhecimento do Papa? Bom, isso foi só em 1179, através de uma bula chamada: Manifestis Probatum. Era, enfim, o reconhecimento imprescindível para que Portugal passasse a ser uma nação independente. Quando D. Afonso Henriques morreu tinha sido concretizado um sonho. O reino estava formado (faltava apenas o Algarve), apesar de alguns contra-ataques muçulmanos; o rei de Leão reconheceu Portugal como reino independente e o Papa também. As conquistas do resto do País e a definição total do território português prosseguiram com os herdeiros de D. Afonso Henriques. Mas foi só com D. Afonso III se conquistou o Algarve, em 1249. A meio do século XIII, Portugal já tinha praticamente o mesmo território que actualmente. Por causa disso, Portugal é a nação com as fronteiras mais antigas da Europa

Saber estar na praia

Segurança na Praia Mal começa o bom tempo, começam as idas à praia.Enquanto os pais sonham com as férias, os filhos vão com os seus ATLs ocupar um lugar fixo nalguma praia, marítima ou fluvial.Apesar de divertida, a praia esconde alguns perigos contra os quais devemos estar alerta. E os cuidados a ter para evitar esses perigos devem ser sempre respeitados. Mesmo que os pais não estejam perto da sua criança, continua a ser sua responsabilidade protegê-la e educá-la, alertando-a para esses perigos. Ficam aqui, então, alguns conselhos que podem valer tanto para os adultos como para os mais pequenos.
O sol Apesar de nosso amigo, o sol pode ser muito "falso" se não soubermos lidar com ele. Por essa razão, devem evitar-se as horas em que a sua radiação é mais perigosa, ou seja, entre as 11h30 e as 16h30 (pela hora de Verão portuguesa). Depois de um longo Inverno, o nosso corpo precisa de fazer uma habituação progressiva ao sol. Nos primeiros dias de praia, as crianças devem estar protegidas com uma camisola de algodão, usar chapéu (preferível ao boné, porque protege as orelhas) e calção ou fato de banho. Ao contrário do que se possa pensar, esta roupa deve ser mantida seca, para não se colar ao corpo e perder as propriedades de protecção contra o sol. Os perigos de queimaduras pelo sol aumentam ou diminuem conforme o tipo de pele. No entanto, deve usar-se sempre um filtro solar com o índice de factor de protecção adequado. Para produzir os devidos efeitos, a primeira aplicação de protector solar deve ser feita cerca de meia hora antes da exposição ao sol e repetida regularmente (de hora a hora, cada vez que se sai do banho ou se transpira em demasia). Não se esqueça de proteger o peito dos pés, as costas das mãos, as orelhas, o nariz, os lábios e a área em redor dos olhos. Além de serem zonas sensíveis, também se queimam! Aplique o filtro solar mesmo que a criança esteja à sombra de um chapéu-de-sol ou de um toldo. Além de não impedirem totalmente a passagem dos raios solares, a luz reflectida na areia pode ser suficiente para provocar uma queimadura.
Alimentação e banhos: O melhor "lanche" para levar para a praia são os legumes (em salada, por exemplo), frutos, água e sumos naturais, uma vez que são ricos em caroteno, que ajuda a pele a defender-se da agressão das radiações solares. Por outro lado, são alimentos leves que permitem uma melhor digestão. Quando o calor é em demasia, a digestão torna-se mais lenta e pode provocar indisposição. Já agora, falemos do tempo de digestão. Tenha atenção às horas a que a criança come e aquelas a que pode ir à água. Não se esqueça que a digestão é sempre de duas horas e meia, quer seja uma feijoada ou uma simples sandes! Há muitos cuidados a ter ao ir à água. Se estiver demasiado fria deve-se ensinar a criança a não entrar nela de repente. O choque térmico pode ser fatal (pode provocar desmaios, paragem cardíaca, etc.). Durante o dia, as brincadeiras podem fazer com que nos esqueçamos de algo essencial: a hidratação. E por hidratação não entendemos o tomar banho na água, nem o filtro solar de protecção. Hidratação é beber água!
Poluição: Por vezes, não é só a água que está poluída. A própria areia nem sempre está limpa. Para evitar irritações e infecções na pele, não deixe a criança a brincar nua. E se não gostamos de uma praia suja, o melhor é contribuirmos para a sua limpeza. É preciso não deitar lixo para o chão (nada de enterrar coisas discretamente...) e ensinar a criança a fazer o mesmo. O melhor é levar sempre um saco de plástico para trazer da praia todo o lixo que fazemos (e quem sabe até mais algum que lá esteja - mas sem lhe tocar directamente!). Mais uma coisa, as nossas necessidades fisiológicas não devem ser feitas nem na água nem na areia. Por muito grande que o mar seja, não consegue filtrar tudo e a areia fica poluída até com menos do que isso. Em todas as praias com concessionário há casas-de-banho, o melhor é ir lá.
Ir ao mar em segurança Quem sabe realmente tudo sobre a segurança na praia é o nadador-salvador. É ele que decide qual a bandeira que coloca consoante o estado do mar, é ele que dá orientações aos banhistas e é também ele que tem os conhecimentos mais aprofundados sobre os perigos da praia. Assim, deve-se ensinar a criança a respeitar o nadador-salvador e o significado das bandeiras que estão na praia. Para que não hajam dúvidas aqui estão elas:- Bandeira vermelha - o mar está muito bravo pelo que não se deve entrar na água.- Bandeira amarela - pode-se tomar banho, mas não se pode nadar nem ir para fora de pé. E é preciso ter mais cuidado.- Bandeira verde - o mar está calmo, pode-se nadar mas não vale a pena arriscar a vida. Quem sabe nadar não se deve afastar da costa, deve nadar paralelamente a ela.
Depois da exposição ao sol Aplique sempre um creme hidratante que ajude a pele a restabelecer o seu equilíbrio e a descansar após um dia de exposição ao sol. Examine frequentemente a pele das crianças para verificar o aparecimento ou alteração de sinais existentes. Aliás, os sinais, cicatrizes ou marcas de nascença precisam de um cuidado especial, pelo que nesses locais deve ser usado um factor de protecção mais elevado. Se, mesmo assim, houver uma queimadura, é aconselhável ficar um ou dois dias sem apanhar sol até a pele "acalmar". A aplicação de compressas de leite frio pode aliviar e, mais uma vez, a hidratação da pele com um creme é fundamental. É muito importante beber líquidos (água, leite, chá e sumos naturais) em grande quantidade, não demasiado doces e à temperatura ambiente. Caso a queimadura seja grave, consulte um médico. Não se esqueça também do perigo de insolação.
Boa praia!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Passeio Anual

Pois é, é já no sábado dia 13 de Junho que vamos realizar o nosso passeio anual.
Este ano vamos dar uma "volta" saloia com o objectivo de confraternizarmos todos: pais, educadoras, auxiliares, caracolinhos e membros da direcção.
O almoço será um pic-nic ao ar livre em que poderemos partilhar as diversas iguarias levadas por cada um.
O passeio será de autocarro e custa apenas o valor simbólico de 2€.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

No caracol vamos comemorar este dia com a pintura de uma T-shirt.
Para este efeito é necessário levar para a nossa escolinha uma T-shirt branca ou 2€ para que a educadora possa comprar uma.
Já agora sabiam que.... foi em 1950 que a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.No entanto só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança"e só em 1990 se tornou lei internacional!
Este é um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
  • afecto, amor e compreensão;
  • alimentação adequada;
  • cuidados médicos;
  • educação gratuita;
  • protecção contra todas as formas de exploração;
  • crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
No Caracol propomos... que todos os dias seja Dia Mundial da Criança!

IDA À PRAIA

A nossa época balnear decorre de 15 a 26 de Junho.
Durante este período e para os caracolinhos que aderirem, devem estar na nossa escolinha às 8h30.
Vamos ver se o tempo ajuda !

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Programa Pilhas de Livros - Até 12 de Junho

Está a decorrer a Campanha "Pilhas de Livros", troca pilhas usadas por livros novos!!
As escolas que recolherem mais pilhas usadas proporcionalmente ao número de alunos, ganham livros para as suas bibliotecas.
Traz as pilhas usadas e deposita-as no pilhão da nossa escolinha.
Atenção só até 12 de Junho!!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Ementa Semana 18 a 22 de Maio

2º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Legumes · Esparguete à Bolonhesa · Salada · Fruta da Época LANCHE · Leite Meio-Gordo · Pão de Mistura · Manteiga 3º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Feijão · Caldeirada de Peixe · Gelatina LANCHE · Iogurte Sólido de Aromas · Pão de Mistura · Doce 4º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Abóbora · Ovo Mexido com Cogumelos e Arroz · Salada · Fruta da Época LANCHE · Leite Meio-Gordo · Pão de Mistura · Manteiga 5º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Couve-lombarda · Peitos de Frango com Arroz de Ervilhas · Salada · Fruta da Época LANCHE · Iogurte Sólido de Aromas · Pão de Mistura · Queijo 6º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Grão com Espinafres · Massada de Atum · Salada · Fruta da Época LANCHE · Leite Meio-Gordo · Pão de Mistura · Doce

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Plano Semanal de Actividades - Sala A

Educadora: Vitória Marques Semana: 18 a 22 de Maio Competências a trabalhar diariamente: · Apreensão de regras elementares. · Reforçar os hábitos de higiene. · Promover a autonomia. · Incentivar o sentido de responsabilidade. Objectivos · Potenciar a motricidade global. · Consciencializar para a preservação do meio ambiente. · Despertar o pensamento crítico através da investigação e da reflexão. · Identificar formas de desperdício de recursos naturais e mobilizar acções e atitudes adequadas. · Promover o sentido estético apostando na reutilização de materiais. · Estimular o raciocínio lógico-matemático (quantificadores básicos, conjuntos, classificações). · Conseguir uma progressiva aptidão para entoar, modular a voz e cantar. . Promover atitudes de participação e cooperação em actividades musicais.

Actividades Por Dia da Semana

2ª Feira:

Canções,Sessão de movimento,Ficha(quantificadores básicos). Recursos Utilizados: Folhas A4,Lápis de cor

3ª Feira:História/Canções,Apresentação de imagens(cidade/campo),Cont. da actividade dos ecopontos(pintura/recorte/colagem e correspondência).Recursos Utilizados:Imagens,Cartolinas,Tintas,Tesouras,Cola.

4ª Feira :História(flanelógrafo)/canções,Apresentação de imagens(limpo/sujo),Reutilização de nateriais(aplicação de rolos de papel p/ construção de animais),Aula de música. Recursos Utilizados:Flanelógrafo,Imagens,Rolos de papel,Lãs,tesouras,Papéis diversos

5ª Feira:História/canções,Cont. da actividade do dia anterior,Ficha(conjuntos/classificações).Aula de inglês. Recursos Utilizados:Rolos de papelLãs,tesouras,Papéis diversos.

6ªFeira:História/canções,Reciclar papel na sala de aula,Ficha(conjuntos/classificações),Instrumentos musicais.Recursos Utilizados:Cola,papel,água,Prensa.

domingo, 17 de maio de 2009

Caracolímpicos

Queluz, 16 de Maio no parque junto ao Caracol Uma manhã muito bem passada e com o tempo a ajudar... ... éramos cerca de uma centena de pessoas, entre crianças, pais e familiares. O Prof. Caldeira e as Educadoras Raquel, Sandra e Vitória deram o mote ... e logo todos começaram. A Paula fazia as honras de máquina fotográfica em punho... Por fim houve distribuição de medalhas para contentamento da pequenada. Obrigado a todos.

Ementa Semana 11 a 15 de Maio

  • 2º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Agrião · Hambúrguer com Esparguete · Salada · Fruta da época LANCHE · Iogurte Sólido de Aromas · Pão de Mistura · Marmelada
  • 3º FEIRA ALMOÇO · Caldo-verde · Lulas Estufadas com batatas cozidas · Salada · Fruta da Época LANCHE · Leite Meio-Gordo · Pão de Mistura · Manteiga
  • 4º FEIRA ALMOÇO · Canja · Frango Estufado com ervilhas · Salada · Fruta da Época LANCHE · Iogurte Sólido de Aromas · Pão de Mistura · Doce
  • 5º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Ervilhas · Peixe cozido com batata, cenoura, bróculos e ovo · Gelatina LANCHE · Leite Meio-Gordo · Pão de Mistura · Manteiga
  • 6º FEIRA ALMOÇO · Sopa de Feijão-verde · Perna de Perú no Forno com Puré · Salada · Fruta da Época LANCHE · Iogurte Sólido de Aromas · Pão de Mistura · Fiambre

Ementa semana 03 a 08 de Maio

  • 2º FEIRA ALMOÇO Sopa Juliana, Bacalhau à Gomes de Sá, Salada e Gelatina LANCHE Leite Meio-Gordo e Pão de Mistura com Manteiga
  • 3º FEIRA ALMOÇO Sopa de Legumes, Cebolada de Bifinhos de Perú com arroz, Salada e Fruta da Época LANCHE Iogurte Sólido de Aromas, Pão de Mistura com Doce
  • 4º FEIRA ALMOÇO Creme de Cenoura, Salada Russa com Pescada Cozida e Fruta da Época LANCHE Leite Meio-Gordo, Pão de Mistura com Manteiga
  • 5º FEIRA ALMOÇO Sopa de Espinafres, Febras com esparguete, Salada e Fruta da Época LANCHE Leite Meio-Gordo, Pão de Mistura com Queijo
  • 6º FEIRA ALMOÇO Sopa de Feijão, Lombo de Porco Assado com Massa Tricolor, Salada e Fruta da Época LANCHE Leite Meio-Gordo, Pão de Mistura com Doce

Cidade das crianças esgotada

Parque temático de novo shopping ainda não abriu mas já não tem vagas até Junho 2009-05-02 Um banco, um teatro, uma fábrica ou um hospital: parece uma cidade de adultos, mas está feita à medida dos mais pequenos. É a KidZania, espaço para entreter e aprender no Dolce Vita Tejo, que espera 500 mil visitantes anuais. Resultado de um investimento de 15 milhões de euros, o parque temático, integrado no novo centro comercial que abre na Amadora a 7 de Maio, marca a estreia do conceito na Europa. Por 18 euros, preço da entrada para as crianças (os adultos pagam 10 euros), é possível visitar a KidZania Lisboa e permanecer quatro a cinco horas numa "cidade" com moeda própria, os 'kidZos', experimentando serviços ou lojas, como aquelas que existem no mundo dos adultos. E a ideia parece ter grande aceitação junto dos portugueses já que para os primeiros dois meses de funcionamento, as entradas destinadas a escolas e ATL estão esgotadas e existe uma lista de espera. Em entrevista à agência Lusa, o administrador Artur Soutinho explicou que "as crianças terão oportunidade de experimentar todas as actividades e aprender. Aliás, o objectivo é procurar o entretenimento, mas ser também educativo". A "chegada" à KidZania é feita por avião. Os visitantes entram no espaço de seis mil metros quadrados através de uma aeronave, como se tivessem terminado uma viagem iniciada no "aeroporto" centro comercial Dolce Vita. Ao longo das ruas e avenidas, é possível encontrar edifícios, lojas e fábricas, carros, autocarros, veículos dos bombeiros e uma ambulância. Na KidZania, as crianças podem desempenhar mais de 60 profissões. A "cidade" dos miúdos tem uma economia própria com o objectivo de transmitir a importância do dinheiro e as implicações da sua gestão. Cada criança recebe um cheque de 50 kidZos e, depois de trocar o cheque por notas no banco, vai utilizá-las para alugar um carro, comer um gelado ou ir ao cabeleireiro. Quando deixam de ter kidZos, terão de exercer profissões para poderem reforçar a sua carteira. A segurança utiliza um sistema que integra controlo de acessos, pulseiras com chip identificador e câmaras de vigilância. O projecto vai criar 170 postos de trabalho e prevê receber 350 mil visitantes no primeiro ano. A meta sobe para 500 mil até 2012.

As nossas crianças cantam na Fonoteca Municipal de Lisboa

O Catálogo é constituído por duas Bases de Dados: CD/Multimédia (+ 22000 CD-áudio, DVD, VCD, CD-ROM, etc.) e Livros (+ 4000 Livros, Revistas e Artigos de Imprensa). Título: Creche Jardim Infantil O Caracol: 2007-2008 Autor: Creche Jardim Infantil O Caracol Publicação: [Lisboa : Foco Musical - Educação e Cultura, 2008] Colecção: (Foco júnior) Aquisição: Oferta Foco Musical Descrição Física: 1 disco (CD) (16 min.) : stereo; 12 cm Notas: O folheto contém as letras; Letra e música tradicional. Área: Fonogramas Infantis Cota: 790.CRE.23205 CD-ÁUDIO FAIXAS* / DESCRIÇÃO: 1. A amizade. 2. A árvore da montanha. 3. Lua, lua.
4. Caixinha de lápis. 5. Bom dia. 6. O touro e o passarinho. 7. Os bichinhos. 8. Pernas à chinês. 9. Bucha e o Estica. 10. Gosto de flores. 11. Canção do bom dia.

Somos todos nós

Comportamentos e atitudes em sociedade. Cidadania de A a Z Editorial do Ministério da Educação Clique no link http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=cidadaniadeaaz

Pais e Educadores

SAÚDE / ALIMENTAÇÃO Dentes de leite - como mantê-los saudáveis?Duram apenas seis anos, mas têm um grande impacto na dentição definitiva. Veja quais os cuidados a ter para que a criança possua sempre dentes saudáveis. Obesidade infantilA nível mundial, a prevalência da obesidade é tão elevada que a Organização Mundial de Saúde considerou esta doença como a epidemia global do século XXI. Enurese nocturna - «Chichi na cama»A Enurese Nocturna, mais vulgarmente conhecida por «chichi na cama», pode ter causas orgânicas e/ou psicológicas. Mas, é certo que provoca inúmeros problemas a quem com ela convive. Corpos estranhosAs crianças são naturalmente curiosas e ingénuas e muitas vezes, em suas brincadeiras, engolem pequenos objectos. O que fazer nestas situações? Sonambulismo - o que é?Estima-se que entre 1% e 15% da população tenha episódios de sonambulismo, sendo estes mais comuns em crianças e afectando mais os rapazes. Sais minerais - funções e fontes naturaisExistem diversos sais minerais e cada um desempenha uma função diferente. Conheça-os e saiba quais as fontes alimentares onde os pode encontrar. Sais mineraisOs sais minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo e obtêm-se através da alimentação. Conheça as principais vitaminasCada vitamina apresenta um tipo de propriedades particulares, é encontrada em diferentes tipos de fontes naturais e a sua carência provoca diferenciadas patologias. VitaminasAs vitaminas são necessárias ao bom funcionamento do organismo e estão contidas nos alimentos em quantidades muito pequenas. Vacinas: quando e porquêAs vacinas anualmente salvam muita vidas, mais de 3 milhões, e poderiam salvar ainda mais se todos recebessem as vacinas adequadas. Dor de cabeça: quando afecta a criançaA dor de cabeça é uma queixa pouco valorizada quando é a criança que a refere, contudo sabe-se que pode causar grande sofrimento físico e emocional. LudoterapiaA Ludoterapia é a terapia através do brincar. Conheça os seus benefícios e saiba como ela pode ajudar o seu filho a exteriorizar o que sente. Surdez infantilA surdez infantil pode surgir em tenras idades e comprometer todo o processo de aprendizagem comum de uma criança. Aprenda a preveni-la e a diagnosticá-la. Conheça a meningiteA meningite é uma doença com várias caras, causa diversas patologias e deixa sequelas profundas. Conheça os sintomas, pois um diagnóstico precoce pode evitá-las. Depressão infantilA depressão é um flagelo que ataca crianças desde a mais tenra idade. Saiba quais as suas causas e como identificar os seus sintomas. Doença Grave e Deficiência Os pais e o comer bemVeja como o papel dos pais na aprendizagem de bons hábitos alimentares é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. AsmaCompreenda melhor o que é esta doença, o que a origina e algumas dicas para alívio dos sintomas. Sem nunca dispensar a ida ao médico! EstrabismoUm problema de visão que deve ser despistado e tratado o mais cedo possível. A detecção precoce e o acompanhamento médico são essenciais. Fazer dietaFazer dieta não significa deixar de comer. É importante o acompanhamento médico e seguir a opinião de especialistas. AlergiasSaiba um poucos mais sobre os vários tipos de alergias e alguns modos de prevenção deste problema que afecta cada vez mais pessoas. Viva a sopa!Apesar de não ter, na generalidade, muita popularidade junto das crianças, a sopa é um hábito a recuperar. Leia aqui o porquê. Boas razões para comer frutaO consumo de fruta é excelente para o bem-estar e para a saúde. Para o comprovar, basta ler as boas razões que se seguem. Comer peixe faz bem!Para muitas crianças o peixe é um obstáculo alimentar terrível, fonte de aborrecimentos e zangas.Falemos sobre esse assunto. Comer nos tempos de hojeNos dias que correm é cada vez mais importante saber comer e criar hábitos alimentares saudáveis. Dicas para comer melhorVeja algumas dicas para poder comer melhor nos complicados dias de hoje. São dicas muito simples, mas que podem melhorar muito a nossa alimentação. O meu filho vê bem?Vamos referir alguns sinais de alerta que podem indicar problemas de visão (causadores de problemas de rendimento escolar). Comer salsicha e fiambre é bom?Tanto o fiambre como a salsicha fazem parte de uma alimentação equilibrada, porque providenciam proteínas e gorduras saudáveis essenciais.