quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reunião Temática

Conforme referido pela Dra. Manuela Bispo na reunião de 21 de novembro, aqui segue a informação adicional relativa ao tema abordado.


Exmos Senhores:

De acordo com o que foi referido na reunião temática ocorrida no dia 21 de Novembro p.p., segue abaixo a indicação do site onde podem consultar não só o material didático disponível mas também outras informações relativas ao assunto.

Aproveito a oportunidade para agradecer a presença de todos e para dar a conhecer os dados decorrentes da ficha de avaliação preenchida (em anexo).

«UM em cada CINCO» é o nome da Campanha desenvolvida pelo Conselho da Europa para combater a violência sexual contra crianças.

Os dados disponíveis, conforme tiveram oportunidade de verificar, sugerem que cerca de 1 em cada 5 crianças na Europa (com dados coincidentes em Portugal) são vítimas de alguma forma de violência sexual. Estima-se que em 70% a 85% dos casos, o abusador é alguém que a criança conhece e confia.

A Violência sexual na infância pode assumir diversas formas: abuso sexual dentro ou fora do círculo familiar, produção de material pornográfico, prostituição, assédio via Internet e agressão sexual por parte de adultos, mas também de pares (quer em contexto escolar, quer institucional).

A campanha «UM em cada CINCO» pretende dotar as crianças, suas famílias, cuidadores e profissionais com conhecimentos e algumas ferramentas que contribuem para prevenir e denunciar a violência sexual contra as crianças, aumentando assim a consciência sobre o fenómeno e a importância da sua prevenção.

Para tal desenvolveu um site com um conjunto de materiais de prevenção, agora disponíveis em português, dos quais destacamos:


A Regra “Aqui ninguém toca” disponível em http://www.underwearrule.org/default_pt.asp

Aqui encontram as “aventuras” do Kiko, uma personagem muito especial que pode ajudar a prevenir e eliminar a violência sexual contra as crianças.

As aventuras de Kiko começam com um curto spot televisivo (animação) e um livro para crianças chamado "Kiko e a Mão". Através do site, do livro e dum guia simples para os pais e encarregados de educação, os adultos podem ajudar as crianças a estabelecer limites, para diferenciar "bons segredos" e "maus segredos", "bons toques" e "maus toques" e falar com um adulto em quem confiam quando se sentem desconfortáveis, com medo, preocupados ou confusos sobre uma pessoa ou situação. "

Para qualquer dúvida que tenham ou ajuda que necessitem, sugere-se contacto com as Educadoras ou até com a minha pessoa uma vez que estarei disponível para tal.


Os meus melhores cumprimentos,
Manuela Bispo

Link para o painel: Painel Reunião de Pais 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário